LINHA DE PESQUISA 1: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

 

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM MANAUS

Coordenadora: Profa. Dra. Vilma Terezinha de Araújo Lima

Este projeto desperta a curiosidade epistêmica de investigar sobre o papel da escola em relação às questões ambientais em Manaus, uma vez que são escassos ou praticamente inexistentes trabalhos científicos dessa natureza. Como objetivo geral pretende-se investigar na trajetória de escolarização dos alunos do ensino básico a contribuição para o conhecimento da problemática ambiental em Manaus. Os objetivos específicos foram assim estruturados: a) Identificar a trajetória de escolarização dos alunos pesquisados; b) avaliar a formação ambiental dos alunos a partir da contribuição das disciplinas de Biologia e Geografia; c) Produzir vídeos amadores por equipe de alunos; d) Produzir, a partir dos vídeos amadores de cada escola, um vídeo educativo profissional sobre os meios de prevenção e tratamento dos principais problemas ambientais em Manaus para ser socializado junto às escolas públicas. Com o aporte da pesquisa qualitativa pretende-se trabalhar metodologias participativas por meio de estudos teóricos e aulas de campo como base para a produção de vídeo por equipe de alunos. A partir desses vídeos será produzido um vídeo documentário, como a síntese dos trabalhos, que servirá de recurso didático e metodológico para escolas públicas na cidade de Manaus.

 

A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Coordenadora: Profa. Dra. Josefina Diosdada Barrera Kalhil 

Inclui-se no projeto o desenvolvimento de atividades voltadas a contribuir com o processo de ensino aprendizagem na região amazônica. Na primeira etapa da pesquisa será construído o enquadre teórico a partir de uma literatura do Brasil e de outros países. Depois será construída uma metodologia a partir da pesquisa mista, com o uso de técnicas como a enquete, a observação, a entrevista e demais estratégias pedagógicas. Espera-se que essa pesquisa contribua para demonstrar que o Amazonas possui peculiaridades decorrentes da localização geográfica, podem ser um dos problemas que afetam diretamente a qualidade de ensino que chegam as salas de aulas das escolas dos municípios. Além disso, também conhecer tais problemas é fundamental para que se possam desenvolver estratégias para a melhoria da qualidade de vida das comunidades e de sua sustentabilidade local através da educação científica no ensino de Física, Química e Matemática e através delas fazer propostas inovadoras nas escolas da cidade de Manaus.

 

A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENSINO NO AMAZONAS

Coordenador: Prof. Dr. Roberto Sanches Mubarac Sobrinho

Este projeto de pesquisa, justifica-se pela necessidade de conhecer e compreender como os Programas de pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas e Ensino, têm construído espaços para a produção acadêmica sobre/com crianças no Estado do Amazonas e a necessidade de ser efetivado um processo de divulgação científica dos conhecimentos produzidos, o que pode conferir melhores condições de reconhecimento da situação das crianças e contribuir na intervenção dos problemas encontrados. Por outro lado, justifica-se pelo caráter político-pedagógico e científico, dada a necessidade de interface entre a universidade, a vida cotidiana, as pesquisas e a escola, mediadas pelas relações sociais das crianças no Estado do Amazonas, estudadas nas produções acadêmicas pesquisadas, que buscará uma aproximação aos jeitos de viver a infância e a possibilidade de se vislumbrar práticas educativa, intervenções sociais e políticas públicas com elas e para elas. O projeto será realizado como parte integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Educação no Contexto Amazônico-GPIECA e do Mestrado em Educação da UEA, do qual este pesquisador é coordenador de curso e docente da disciplina “Infâncias, Sociodiversidade e Educação das Crianças”, e contará com a participação de colaboradores que serão Mestrandos e acadêmicos do curso de Pedagogia, integrantes do GPIECA.

 

AS METODOLOGIAS ATIVAS E O STEAM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS.

Profa. Dra. Josefina D. Barrera Kalhil

As dificuldades que se apresentam tanto na formação quanto na atualização dos conhecimentos os cursos de licenciatura da UEA é uma realidade que não só se enfrenta no Brasil como na maioria dos países de todo mundo. Dessa forma, a necessidade de pesquisar essa realidade permitirá que sejam encontradas soluções, utilizando alternativas inovadoras. Por isso as metodologias ativas e a correta utilização das mesmas para ensinar e apreender é preocupação desta pesquisadora. As variáveis que são pesquisadas são: Metodologias ativas, recursos alternativos, STEAM e habilidades hipotéticas dedutivas identificadas e utilizadas no processo de ensino aprendizagem, e também o sentido que os alunos de ensino de graduação e da Pós graduação dão à educação científica e o STEAM.

 

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Profa. Dra. Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira

Investigamos os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência na realidade da Educação, em especial a Amazônica, nos espaços formais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no ensino superior, nos espaços não formais, incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e as articulações oriundas da teoria e da prática na atuação docente nas distintas modalidades de estágio na formação inicial e continuada como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas da identidade e da profissão do professor.

 

HISTÓRIAS DE VIDA E IDENTIDADES DOCENTES: NARRATIVAS DE PROFESSORES PESQUISADORES

Coordenador: Prof. Dr. Whasgthon Aguiar de Almeida

O Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas CEST/UEA oferece em seu campus oito cursos de licenciaturas, sendo eles: Licenciatura em Pedagogia, Letras, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. O Curso de Pedagogia, em especial, tem por característica no seu Projeto Pedagógico de Curso o compromisso com a formação do professor pesquisador. Entretanto, o que se evidencia no contexto são acadêmicos que chegam ao final de seus cursos sem conseguirem se perceber como professores, pois entenderam o processo formativo inicial desenvolvido por um viés bacharelesco.

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA

Coordenadora: Profa. Dra. Carolina Brandão Gonçalves

A divulgação da ciência compreende a importância de utilizar as tecnologias educacionais como ferramentas que estão disponíveis para construir uma aula diferenciada e inovadora, visando proporcionar a aprendizagem de ciência de maneira significativa. Visa-se mediante o estudo analisar as potencialidades da divulgação científica no ensino de ciências mediante as ferramentas Google for Education disponíveis para professores e alunos.

 

TECENDO REFLEXÕES SOBRE OS SABERES E FAZERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Coordenadora: Profa. Dra. Lucinete Gadelha da Costa 

Tem objetivo de compreender o currículo no processo de formação no contexto amazônico, com enfoque em estudos na educação do campo e ensino de ciências na educação básica. Essa proposta justifica-se pela necessidade de ampliarmos as pesquisas sobre a formação de professores a partir da realidade amazônica, pela necessidade de revermos e repensarmos os processos formativos de formação inicial e continuada de professores. A formação docente ganha destaque, haja vista a necessidade de uma formação de saberes docentes também condizentes com a realidade amazônica, estende-se à realidade das águas e das florestas. Nessa perspectiva de formação nos distanciamos da lógica tradicional e mecanizada da prática pedagógica para buscar uma aproximação com a intencionalidade do fazer docente.  Segundo Freire, esse entendimento está nos pressupostos da educação do ser humano, em busca de sua liberdade. Nesse processo de possibilidades, e não de determinação, destaca-se a concepção de currículo que os movimentos sociais populares têm ajudado a construir, reforçando a identidade não como algo fixo e sim em constante construção na identificação com os diferentes territórios em nossa realidade de terra, águas e florestas.

 


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