ESTRUTURA CURRICULAR
INTEGRALIZAÇÃO: MESTRADO EM EDUCAÇÃO
RESOLUÇÃO 035/2020 – CONSUNIV – UEA
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
SEMINÁRIO DE PESQUISA I
Orientação, leituras e diálogos sobre o desenvolvimento das temáticas de pesquisa. O trabalho de campo, a análises dos dados obtidos e a elaboração do texto para o exame de qualificação.
SEMINÁRIO DE PESQUISA II
Orientação, leituras e diálogos sobre o desenvolvimento das temáticas de pesquisa. Construção da dissertação, considerando a fundamentação teórico-metodológica.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SOCIODIVERSIDADE
Educação e seus fundamentos. Educação, Sociodiversidade e alteridade. Educação e povos tradicionais: quilombolas, sociedades indígenas e povos ribeirinhos. Educação, diversidade e relativismo cultural. Educação, sociedades, trabalho. Educação e as dimensões simbólicas e religiosas. Educação e os processos de temporalidades e territorialidades.
EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A educação como área de conhecimento. Condições sociais, históricas e teóricas da constituição das Ciências Humanas no contexto das Ciências Modernas. Bases conceituais para a compreensão do horizonte epistemológico das Ciências Humanas. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação e as questões socioculturais e ético- políticas enfatizadas pelas epistemologias atuais. A epistemologia e os processos de pesquisa: ênfase nos métodos da pesquisa em educação.
DISCIPLINAS ELETIVAS
TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES
Aborda as teorias do currículo nas dimensões culturais, históricas, filosóficas e sociológicas. Pesquisa o trabalho pedagógico na organização escolar e suas relações com as diferentes culturas.
SOCIEDADES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO
As Políticas Públicas Brasileiras para educação escolar indígena: da colônia à Constituição de 1988, LDB 9394/96 e outros dispositivos legais. A etno-história das sociedades indígenas na Amazônia. As lutas e conquistas dos movimentos indígenas por uma educação que respeite as identidades culturais específicas da realidade amazônica.
MULTI/INTER-CULTURALIDADE E DECOLONIALIDADE: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO
Questões Culturais e Identidades: poder, significados e representações. Multiculturalidade, Interculturalidade e Decolonialidade: conceitos, desafios, perspectivas e diálogos com a Educação. Origens, sentidos e abordagens da multi/inter-culturalidade e decolonialidade. Da Colonialidade a Decolonialidade. Experiências pedagógico-educacionais nas perspectivas multiculturais, interculturais e decolonias.
INFÂNCIAS, SOCIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Estudos contemporâneos e novos paradigmas sobre os estudos da infância. Contextualização histórica, social, política e pedagógica da infância. Análise crítica da legislação e das políticas educacionais para a infância brasileira. Crianças e Infâncias na Amazônia.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: TENDÊNCIAS E ABORDAGENS
Diretrizes para a formação de professores. Propostas curriculares teórico-práticas na formação docente. O trabalho docente como instância epistemológica de conhecimento a partir do espaço escolar.
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E SOCIODIVERSIDADE
Concepções teóricas de Estado e Educação. Políticas Públicas e Educação. Ações afirmativas: história, definição, atualidade e críticas. Organização dos Sistemas de Ensino. Inclusão/exclusão: políticas públicas e ações afirmativas. Agências multilaterais e seu impacto na formulação das políticas públicas educacionais. Sociodiversidade e Políticas Afirmativas.
EDUCAÇÃO, CULTURAS E SOCIODIVERSIDADE
Concepções de educação, de ser humano, de sociedade e culturas. O pensamento social e a educação. As implicações entre a cultura, a sociodiversidade e a educação. Múltiplos contextos culturais e processo educativos.
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS
Educação e comunicação na sociedade contemporânea. Paradigmas emergentes de ensino e aprendizagem na sociedade da informação e da comunicação. A função dos recursos tecnológicos e sua apropriação no tempo e espaço. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Programas educativos e produção de material didático.
EDUCAÇÃO E GÊNERO NO DIÁLOGO COM A SOCIODIVERSIDADE
Examina temas atuais de complexidade conceitual em Educação e Gênero e Biodiversidade, relacionando-os ao processo de formação e às diferentes áreas do conhecimento que dão suporte às pesquisas em Educação. Conceito de Teoria Feminista, Teoria de Gênero, Ecofeminismo; Pensamento crítico e práticas acadêmicas dissidentes de uma educação para equidade de gênero e emancipação feminina no diálogo com o ambiente.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Histórico e premissas conceituais da Educação Ambiental. O ambiente físico-natural, e a sociodiversidade na Amazônia. Tópicos especiais em Educação Ambiental: resíduos sólidos, recursos naturais, água, legislação ambiental e conservação da biodiversidade. Pesquisa inter e transdisciplinares na formação de professores. Práticas de Educação Ambiental em ambiente de educação formal e não formal.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ESTÁGIO DOCENCIA
Art. 44 ‐ O Estágio de Docência é uma atividade curricular para estudantes de pós‐graduação stricto‐sensu, sendo definida como participação em atividades de ensino na graduação, com o acompanhamento de um orientador, com a aquiescência do professor da disciplina.
Art. 45 ‐ Para cumprir o Estágio de Docência os alunos devem exercer atividades de ensino em cursos de graduação, na área do programa, modalidade licenciatura, prioritariamente da Universidade do Estado de Amazonas.
Art. 46 ‐ O Estágio de Docência na Graduação, para os alunos de Mestrado será de 60 (sessenta) horas a serem cumpridas em um (01) semestre, devendo ser orientado por professor do Programa.
Art. 47‐ O pós‐graduando, juntamente com o professor orientador, responsável pela disciplina de graduação, deverá elaborar o Plano de Atividades do Estágio (Apêndice 1). O Plano de Atividades do estágio deverá ser aprovado pelo Colegiado do Curso antes do início das atividades.
Art. 48 ‐ A atividade de orientação de Estágio Docência, para efeito de carga horária no Plano individual de Trabalho do professor, deverá ser computada igual a carga horária semanal cumprida pelo orientando.
Parágrafo único: Alunos com experiência mínima de 60 (sessenta) horas em docência no terceiro grau, em curso de licenciatura, credenciado pelo MEC, em qualquer IES, poderão requerer dispensa de atividades exercida mediante requerimento dirigido à Coordenação do Curso, com comprovante institucional, desde que a(s) disciplina(s) ministrada(s) atenda ou à área do Curso, ou à linha de pesquisa a qual o requerente estiver vinculado. Os alunos isentos do estágio deverão fazer uma atividade docente demonstrando seu aprimoramento na área com o acompanhamento e parecer do orientador.
Art. 49 ‐ As atividades devem estar relacionadas com o planejamento , implementação e avaliação de atividades de ensino, em disciplinas de cursos de formação de professores, com estreita relação entre as coordenações do curso de Graduação e do curso de Mestrado em Educação.
Parágrafo único: É vedado ao aluno assumir inteiramente a disciplina que terá como responsável o professor orientador.
Art. 50 ‐ Cabe ao aluno e ao seu orientador, a escolha da(s) disciplina(s) para o Estágio, devendo, no entanto, ter a anuência da Coordenação do Curso.
Art. 51 ‐ As atividades semanais de estágio desenvolvidas pelo aluno devem estar condicionadas à sua compatibilidade com as atividades regulares do curso de Mestrado de Educação.
Art. 52 ‐ Ao final do estágio o aluno deverá encaminhar à Coordenação de Curso o relatório de Atividades, com parecer e conceito do Professor Responsável/Orientador pela disciplina de graduação junto a qual o Estágio foi realizado.
PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Art. 53 – Será exigido dos alunos cuja língua nativa é o português, demonstrar proficiência na língua inglesa ou língua espanhola, que consiste no entendimento e interpretação de texto científico na área de ensino de ciências;
§ 1° O resultado do exame de proficiência em língua estrangeira será expresso como aprovado ou não aprovado.
§ 2° Para o candidato estrangeiro, a proficiência será a língua portuguesa, que consiste no entendimento e interpretação de texto científico na área do ensino de ciências.
Fonte: https://pos.uea.edu.br/data/area/regimento/download/2-2.pdf
PUBLICAÇÕES EM ANAIS DE EVENTOS ACADÊMICOS
O aluno deverá integralizar um mínimo de trinta (30) créditos, sendo: oito (08) obtidos em disciplinas obrigatórias da Área de Concentração; oito (08) créditos obtidos através de disciplinas optativas da Linha de Pesquisa a que estiver vinculado ou indicada pelo orientador; dois (2) referente à participação em eventos da área com publicação; seis (8) créditos de seminários de pesquisa I e II; quatro (2) créditos de Orientação e dois (2) créditos de defesa de dissertação.