ESTRUTURA CURRICULAR

INTEGRALIZAÇÃO: MESTRADO EM EDUCAÇÃO

RESOLUÇÃO 035/2020 – CONSUNIV – UEA

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA I

Orientação, leituras e diálogos sobre o desenvolvimento das temáticas de pesquisa. O trabalho de campo, a análises dos dados obtidos e a elaboração do texto para o exame de qualificação.

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA II

Orientação, leituras e diálogos sobre o desenvolvimento das temáticas de pesquisa. Construção da dissertação, considerando a fundamentação teórico-metodológica.

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E SOCIODIVERSIDADE

Educação e seus fundamentos. Educação, Sociodiversidade e alteridade. Educação e povos tradicionais: quilombolas, sociedades indígenas e povos ribeirinhos. Educação, diversidade e relativismo cultural. Educação, sociedades, trabalho. Educação e as dimensões simbólicas e religiosas. Educação e os processos de temporalidades e territorialidades.

 

EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA   EM EDUCAÇÃO

A educação como área de conhecimento. Condições sociais, históricas e teóricas da constituição das Ciências Humanas no contexto das Ciências Modernas. Bases conceituais para a compreensão do horizonte epistemológico das Ciências Humanas. Fundamentos epistêmicos relacionados à produção do conhecimento em educação e as questões socioculturais e ético- políticas enfatizadas pelas epistemologias atuais. A epistemologia e os processos de pesquisa: ênfase nos métodos da pesquisa em educação.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

 

TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES

Aborda as teorias do currículo nas dimensões culturais, históricas, filosóficas e sociológicas. Pesquisa o trabalho pedagógico na organização escolar e suas relações com as diferentes culturas.

 

SOCIEDADES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO

As Políticas Públicas Brasileiras para educação escolar indígena: da colônia à Constituição de 1988, LDB 9394/96 e outros dispositivos legais. A etno-história das sociedades indígenas na Amazônia. As lutas e conquistas dos movimentos indígenas por uma educação que respeite as identidades culturais específicas da realidade amazônica.

 

MULTI/INTER-CULTURALIDADE E  DECOLONIALIDADE: DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO

Questões Culturais e Identidades: poder, significados e representações. Multiculturalidade, Interculturalidade e Decolonialidade: conceitos, desafios, perspectivas e diálogos com a Educação. Origens, sentidos e abordagens da multi/inter-culturalidade e decolonialidade. Da   Colonialidade a Decolonialidade. Experiências pedagógico-educacionais nas perspectivas multiculturais, interculturais e decolonias.

 

INFÂNCIAS, SOCIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Estudos contemporâneos e novos paradigmas sobre os estudos da infância. Contextualização histórica, social, política e pedagógica da infância. Análise crítica da legislação e das políticas educacionais para a infância brasileira. Crianças e Infâncias na Amazônia.

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: TENDÊNCIAS E ABORDAGENS

Diretrizes para a formação de professores. Propostas curriculares teórico-práticas na formação docente. O trabalho docente como instância epistemológica de conhecimento a partir do espaço escolar.

 

EDUCAÇÃO, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E SOCIODIVERSIDADE

Concepções teóricas de Estado e Educação. Políticas Públicas e Educação. Ações afirmativas: história, definição, atualidade e críticas. Organização dos Sistemas de Ensino. Inclusão/exclusão: políticas públicas e ações afirmativas. Agências multilaterais e seu impacto na formulação das políticas públicas educacionais. Sociodiversidade e Políticas Afirmativas.

 

EDUCAÇÃO, CULTURAS E  SOCIODIVERSIDADE

Concepções de educação, de ser humano, de sociedade e culturas. O pensamento social e a educação. As implicações entre a cultura, a sociodiversidade e a educação. Múltiplos contextos culturais e processo educativos.

 

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS

Educação e comunicação na sociedade contemporânea. Paradigmas emergentes de ensino e aprendizagem na sociedade da informação e da comunicação. A função dos recursos tecnológicos e sua apropriação no tempo e espaço. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Programas educativos e produção de material didático.

 

EDUCAÇÃO E GÊNERO NO DIÁLOGO COM A SOCIODIVERSIDADE

Examina temas atuais de complexidade conceitual em Educação e Gênero e Biodiversidade, relacionando-os ao processo de formação e às diferentes áreas do conhecimento que dão suporte às pesquisas em Educação. Conceito de Teoria Feminista, Teoria de Gênero, Ecofeminismo; Pensamento crítico e práticas acadêmicas dissidentes de uma educação para equidade de gênero e emancipação feminina no diálogo com o ambiente.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Histórico e premissas conceituais da Educação Ambiental. O ambiente físico-natural, e a sociodiversidade na Amazônia. Tópicos especiais em Educação Ambiental: resíduos sólidos, recursos naturais, água, legislação ambiental e conservação da biodiversidade. Pesquisa inter e transdisciplinares na formação de professores. Práticas de Educação Ambiental em ambiente de educação formal e não formal.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ESTÁGIO DOCENCIA

 

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

 

PUBLICAÇÕES EM ANAIS DE EVENTOS ACADÊMICOS

 

capes

capes_periodicos


cnpq


anped


dpublico (1)


facebook PPGED


fapeam


uea


plataforma9


plates


internorte


rcaap