FORMULÁRIOS

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

 

Formulário de Aproveitamento de Estudos/ Convalidação de Disciplinas

Trata-se de disciplinas cursadas em até 5 (cinco) anos em outros PPGs stricto sensu da UEA ou de outra Instituição, reconhecidos pela CAPES, que poderão ser convalidadas para cumprimento dos créditos necessários para obtenção dos títulos de Mestre, conforme o Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Regimento Interno dos Programas.

A solicitação da convalidação de disciplinas cursadas no próprio programa (como aluno especial) ou em outros, será feita mediante a formalização de processo constando os seguintes documentos:
a. Formulário próprio de solicitação, com assinatura do discente e anuência do Orientador;
b. Histórico escolar da Universidade de Origem;
c. Declaração do Programa no qual cursou a disciplina a ser convalidada constando: nome completo do discente, CPF, nome da disciplina, número de créditos, carga horária, período em que foi cursada, nota e frequência;
d. Ementa da disciplina.

*A falta de qualquer documento exigido inviabiliza o atendimento do pedido.

Pode ser solicitada a convalidação de disciplinas nas seguintes situações:
a. Disciplinas obrigatórias cursadas no próprio curso, quando permitido pelo Regimento Interno do Programa;
b. Disciplinas eletivas cursadas no próprio PPG;
c. Disciplinas cursadas em outro PPG, na UEA ou em outra IES.

Serão aceitas convalidações para integralização de créditos até o limite de 1/3 (um terço) do total de créditos de disciplinas do curso, seguindo o Regimento Interno do Programa (Inciso V, Art. 46, Resolução nº56/2017 – CONSUNIV).

É vedado o aproveitamento de disciplinas definidas como obrigatórias, quando cursadas em outro Programa (Parágrafo único, Art. 46, Resolução nº56/2017 – CONSUNIV).

Demais critérios para a convalidação de disciplinas são estabelecidos no Regimento Interno de cada Programa. (Art. 51 e 52, Resolução nº56/2017 – CONSUNIV).

Por: Me. Shirlei Piñeiro

 

ATIVIDADE DE EXTENSÃO

 

Proposta de atividade de Extensão

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MESTRADO

 

Formulário para comprovação de Atividades Complementares (ACM)

As Atividades Complementares são ações paralelas às atividades acadêmicas do aluno. No mestrado em Ciências Humanas o conjunto de Atividades Complementares de Mestrado (ACM) é considerado componente curricular obrigatório, pois integraliza 4 (quatro) dos 52 (cinquenta e dois) créditos exigidos à conclusão do curso.

As ACMs, regulamentadas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, estão validadas no Anexo I da Resolução 002/2019 – CPPG/UEA. Disponível no link:http://www.pos.uea.edu.br/data/area/download//download/105-2.pdf

A solicitação para integralizar este componente curricular (ACM) no histórico do mestrando(a) dar-se-á por meio de autuação de Processo Administrativo, diretamente no protocolo da unidade a qual o mestrando(a) está vinculado(a), com os seguintes documentos:

– Formulário de ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE MESTRADO preenchido e assinado pelo mestrando(a) e o respectivo orientador*.
– Comprovantes de realização das atividades complementares. Ex.: Certificados.

*IMPORTANTE: Antes da autuação do Processo Administrativo, o orientador deverá fazer a triagem do formulário e dos certificados apresentados pelo interessado, chancelando com assinatura o desenvolvimento das atividades acadêmicas e o total de horas auferidas.

O deferimento do Processo Administrativo de Integralização das ACMs não é pré-requisito para o agendamento da defesa de dissertação, contudo, é impeditivo à expedição do Diploma e do Histórico Final de Mestre em Ciências em Humanas.

Em conformidade com o deliberado na 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Coordenação, ocorrida em 25 de abril de 2018, nos casos em que o discente não tiver integralizado as ACMs até a data de defesa da dissertação, a Coordenação determina que não seja entregue nenhuma documentação, incluindo a Ata de Defesa e Histórico Parcial, até que a pendência seja sanada (ver o prazo disposto no art. 51 do Regimento Interno).

Por: Shirlei Piñeiro

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Aceite de Orientação

 

Diagnóstico rápido sobre a Prática Docente

 

Dispensa de Estágio Docente

 

Frequência de Estágio

 

Plano da Disciplina Estágio e Docência no Ensino Superior I

 

Plano de Aula


capes


capes_periodicos


cnpq


anped


dpublico (1)


facebook PPGED


fapeam


uea


plataforma9


plates


internorte


rcaap