LINHAS DE PESQUISA

 

LINHA 1: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores e práticas educativas para a Sociodiversidade, a partir da construção social dos direitos educativos, dos determinantes e características das políticas de formação de professores, com destaque para a educação básica e os conhecimentos sobre as teorias educacionais e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, na gestão dos sistemas de ensino e de unidades escolares. Trata de reflexões relacionadas aos pressupostos epistemológicos que sustentam os processos formativos no âmbito inicial e continuado, problematizando o contexto socioeducativo das políticas educacionais em diferentes espaços de formação.

 

LINHA 2 – EDUCAÇÃO, SABERES E CULTURA

Promove estudos e investigações que problematizam a Educação, os Saberes e as Culturas, priorizado formação dos sujeitos, a Sociodiversidade e as condições históricas. Entende os processos educativos em articulação com as demandas da sociedade, movimentos sociais, ações no campo da mobilização política e práticas de reivindicação por educação diferenciada e inclusão social. Trata a educação em suas múltiplas dimensões, articulando as ações coletivas dos sujeitos e suas representações, na produção dos saberes cotidianos.


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