Fundamentos da Educação e Ensino de Ciências – GEPFEEC
Mauro Gomes da Costa; José Vicente de Souza Aguiar
O Grupo de Estudos e Pesquisas Fundamentos da educação e ensino de ciências vincula-se às Ciências Humanas e Sociais, particularmente, a educação e o Ensino. Quanto à educação, abriga estudos e pesquisas interdisciplinares a partir das intersecções temáticas destas áreas com a educação, ao passo que a área do Ensino focalizaos estudos e pesquisas cujos focos são as teorias de ensino-aprendizagem, os procedimentos didático-metodológicos do ensino-aprendizagem e a práxis pedagógica docente, dentre outros, sob a ótica da Filosofia, da História e da Metodologia das Ciências. O eixo integrador dos estudos e pesquisas voltadas para a educação e o ensino é a busca da construção de um referencial teórico, didático-metodológico com vistas a subsidiar ações voltadas para a formação de recursos humanos os quais tenham como meta o desenvolvimento regional pautado pela autodeterminação dos grupos societais e pela valorização e respeito à diversidade sociocultural e educativa em múltiplos contextos.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0142616106053618
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indigena e Etnografia
Célia Aparecida Bettiol; Adria Simone Duarte de Souza
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena e Etnografia vincula-se ás Ciências Humanas abrangendo a educação, o currículo, o ensino e suas práticas no cotidiano dos espaços educativos. Contempla um repertório de pesquisas que buscam a reflexão sobre a formação de professores e seus múltiplos contextos de atuação, particularmente a escola indígena. Propõe-se sobre a realizar pesquisas interdisciplinares tendo como principal foco as sociedades indígenas e as implicações epistemológicas e pedagógicas decorrentes para a educação escolar indígena neste campo. Configura-se como um espaço de formação dos pesquisadores e busca fortalecer a consolidação da educação escolar indígena, particularmente, a formação de seus professores, e a pesquisa etnográfica nos seus diferentes contextos.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5773876602441343
Giros Curriculares: cultura e diferença
Membro: Adria Simone Duarte de Souza.
O grupo de pesquisa dedica-se a estudos em política de currículo com foco nas formas como a diferença é representada em textos diversos, englobando políticas públicas e teoria curricular, assim como os sentidos produzidos nas escolas. Teoricamente, o grupo dialoga com autores pós estruturais e pós coloniais, assim como com a teoria do discurso. Num termo utilizado por Butler, autores da irrealizibilidade, dentre os quais Derrida, Bhabha, a própria Butler, Laclau e Mouffe. Mais, recentemente, as perturbações do neo-materialismo vem sendo incorporadas nos projetos. Os projetos atualmente em curso, que articulam pesquisadores e doutorandos são: I. mapeamento das redes de políticas que influenciam a recente politica curricular no Brasil e dificultam a circulação da diferença; II. produção de políticas públicas em currículo e avaliação com foco na diferença nas escolas; III. estudos curriculares com foco no auto-biográfico e na diferença em matriz pós-estrutural e neo-material.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3116433503596649
ConCu – Conversas com currículos nos cotidianos das universidadescolas
Membro: Leonardo Ferreira Peixoto.
Grupo de pesquisa reune estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de diversos lugares do Brasil, tendo enredamentos nos Estados Unidos, Canadá, Suécia e Portugal, em torno dos debates teóricos do campo do currículo. Assume que currículos são conversas complicadas criadas nos cotidianos das universidadescolas por docentes, estudantes, com as comunidades escolares em diálogo, tensão e dissenso com as políticas e teorias curriculares sendo, nesse sentido, texto de gênero e raça, em permanente negociação. Defesa do sistema nacional de Educação, da atenção aos DHu e da construção de um Brasil soberano com os movimentos sociais.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5377562581065662
COMPLEXUS/Am – Centro de Altos Estudos e Pesquisas da Complexidade e da Diversidade da Amazônia
Eglê Betânia Portela Wanzeler; Marcos André Ferreira Estácio
A criação deste Complexus se constitui como estratégia de religação, interiorização e internacionalização da produção e construção do conhecimento da UEA, que não apenas intenciona uma perspectiva dialógica, por isso mesmo complexa, como se propõe ao estabelecimento de uma relação mais próxima, ética e responsável com a sociedade, o planeta, seus problemas e suas necessidades e demandas, bem como à construção e produção do conhecimento, articulando as diferentes áreas de conhecimento científico aos saberes, práticas e culturas dos povos da Amazônia. Por conseguinte, deve ser compreendido como espaço articulador das diferentes áreas do conhecimento científico, disciplinar, inter e transdisciplinar, cujo princípio se baseia na complexidade e no respeito à diversidade sociocultural e linguística da Amazônia. Além disso, o Complexus objetiva desenvolver na Universidade do Estado do Amazonas, atividades voltadas para a realização de estudos, extensão e pesquisas avançadas e transdisciplinar.
Link para mais informações : dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3568714478903830
Grupo de Estudos sobre Diferença e Desigualdade na Educação Escolar da Juventude
Membro: Marcos André Ferreira Estácio.
(sem texto)
Link para mais informação: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9619026390529377
TEMPPUS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social Crítica, Estado, Movimentos Sociais e Políticas Sociais
Membro: Marcos André Ferreira Estácio.
Este Grupo de Pesquisa tem como pretensão a construção de mais um espaço na Universidade Federal do Amazonas para a Produção de Conhecimento a partir de pesquisa de seus membros no Campo das Ciências Humanas. Buscando compreender, discutir e agregar saberes sobre Teoria Social Crítica, Estado, Movimentos Sociais e Políticas Sociais.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8894631824256037
Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GEPEMFILO)
Membro: Rita de Cassia Fraga Machado.
Objetivos do Grupo de Pesquisa: compreender a realidade escolar em que atuam os egressos formados pela Licenciatura em Filosofia da UFAM; Pesquisar procedimentos metodológicos direcionados à especificidade do conhecimento filosófico; Buscar alternativas ao ensino da Filosofia em nível médio.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6424054184099761
Kijetxawê: Currículo, Diferença e Formação de Professores
Paulo de Tássio Borges da Silva; Naíssa de Carvalho Rajão
O grupo de pesquisa dedica-se a estudos em currículo com foco nas formas como a diferença é espraiada nas políticas e formação de professores(as), englobando políticas públicas e teoria curricular, assim como os sentidos produzidos nas escolas. Teoricamente, o grupo dialoga com autores pós estruturais e pós-coloniais. Os projetos atualmente em curso, que articulam pesquisadores e mestrandos(as) são: I. políticas curriculares em Educação Escolar Indígena; II. Linguagem, cultura e Diferença; III. estudos curriculares com foco na diferença em matriz pós-estrutural e pós-colonial; IV. Ensino e Relações étnico-raciais.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2336493677010780
DIPE – Diálogos Interculturais e Práticas Educativas
Membro: Paulo de Tássio Borges da Silva
O grupo reúne professores pesquisadores, doutores e mestres da UFMA, UFT, UFPA, UEPA, UFRJ e UEMASUL, além de alunos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado de diversos programas nacionais, professores da educação básica, alunos de graduação e de iniciação científica. Ambos em um propósito de rede no fortalecimento dos estudos de ensino, pesquisa e extensão.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8102257840734203
Saberes tradicionais e etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia
Membro: Paulo de Tássio Borges da Silva
O Grupo de Pesquisa Saberes tradicionais e etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia busca pensar as enunciações e performatividades dos saberes-vivências das comunidades tradicionais no Vale do Tocantins-Araguaia, na Amazônia Oriental. Os saberes de comunidades tradicionais amazônidas (indígenas, campesinas, ribeirinhas, quilombolas e agroextrativistas) não se separam das suas vivências, de suas relações ambientais, suas práticas agrícolas e de seus processos de resistências e transinvenções ao poder colonial na Amazônia. O Grupo de Pesquisa Saberes tradicionais e etnosintropia no Vale do Tocantins-Araguaia, desde sua formação em 2016, vem postulando, em sintonia com as comunidades tradicionais amazônidas que, a agroecologia e a educação popular (campesina, indígena, quilombola, ribeirinha…) afirmam os saberes tradicionais e sua enunciação etnosintrópica e transcolonial como modos de ser-viver outro frente às distintas formas de colonialidades assumidas na fronteira amazônica.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2860788124860240