Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado
Meire Terezinha Silva Botelho de Oliveira; Neylanne Aracelli de Almeida Pimenta
O grupo de pesquisa pretende investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência na realidade da Educação, em especial a Amazônica, nos espaços formais da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e no ensino superior, nos espaços não formais, incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e as articulações oriundas da teoria e da prática na atuação docente nas distintas modalidades de estágio na formação inicial e continuada como objeto de reflexão teórica e de experiências constitutivas da identidade e da profissão do professor.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2067825319298776
Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas
Carolina Brandão Gonçalves; Cleusa Suzana Oliveira de Araujo
Com a criação do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação em Ensino de Ciências no Amazonas (DDCEECAM) pretende-se aprofundar os estudos sobre os processos de divulgação difusão da ciência, realizar eventos, produzir e publicar pesquisa pertinente ao tema, embasar os estudos relativos a divulgação científica realizados no âmbito da Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências no Amazonas, qualificar a formação do cientista e divulgadores do conhecimento científico da Região.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9229234605216054
Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia – AIECAM
Josefina Diosdada Barrera Kalhil; Jorge de Menezes Rodrigues
O Grupo de Alernativas inovadoras para o ensino de ciência no amazonas(AIECAM)é uma associação de pesquisa certificada pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA, com sede na Escola Normal Superior, e vínculo com o Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia/Mestrado Profissionalizante/UEA, Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia/UEA e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/UFMT/UEA/UFPA (REAMEC, cuja data de criação decorre do dia 01/11/2010,decorrente dos projetos de pesquisa dos professores pesquisadores, através dos projetos de pesquisa dos estudantes,vários processos e produtos foram originados, dentre eles meios e recursos didáticos , Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado. Atualmente, o AIECAM tive a participação de tres de seus integrantes em eventos internacionais representando a UEA no Instituto politecnico nacional de méxico e no Instituto da cidade de San luis potosi.Tambem crio LASERA.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3098261193936859
AMTEC
Membro: Josefina Diosdada Barrera Kalhil.
Resultados obtidos: reconhecimento internacional (2010) como um dos líderes mundiais em pesquisa na temática Dr. Michael Mattweus. Editor, ‘Science & Education’; quatro simpósios internacionais ¿ três na Espanha (Girona) e um em Portugal (Braga); Participação em eventos internacionais e nacionais com artigos, oficinas e exposições; oferta de cursos e oficinas para educadores; formação de núcleo de estudos e de pesquisadores na temática em diversas áreas do conhecimento; formação de ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento de pesquisadores doutores de outras áreas para a área da temática do grupo (atualmente com 6 doutores); manutenção de debates semanais com cerca de 25 pesquisadores, estudantes e interessados na temática; participação de três parceiros estrangeiros em bancas, projetos e palestras. Resultados esperados: formação na temática de dois pós-doutorado, dois doutores e 10 mestres em dois anos. Desenvolvimento de projeto de pesquisa em parceria com CEFET/UFMG/ e UMINHO.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640120613775183
GRUEPEM – GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Membro: Josefina Diosdada Barrera Kalhil.
Produção de conhecimentos para a área de educação matemática; – Contribuição para a formação inicial e continuada de professores de matemática no ensino básico; – Produção de conhecimento em avaliação da aprendizagem; – Produção de conhecimento em Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática; – Produção de conhecimento em Educação Infantil e Ensino Fundamental:Educação Matemática;
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9181521457983489
Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia – GEPEC
Lucinete Gadelha da Costa; Vanderlete Pereira da Silva
O desenvolvimento de pesquisas, com vistas à análise e proposição nas questões relacionadas ao Currículo com foco na formação de professores no contexto amazônico na relação com a Educação do Campo e o Ensino de Ciências, considerando as tendências investigativas contemporâneas no processo de formação de professores nas dimensões epistemológicas, filosóficas, éticas, políticas, estéticas e técnica. Neste sentido, o grupo pretende mediante processos de pesquisa elaborar conhecimentos com base nas tradições científicas que subsidiem os processos de formação de professores no contexto amazônico.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1962246167806897
Políticas de currículo e cultura
Membro: Lucinete Gadelha da Costa.
O grupo integra o PPG em Educação (ProPEd) da UERJ, na linha Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Articula pesquisas com foco nas políticas de currículo, como disputas discursivas entre representações, sujeitas à tradução e formadoras de híbridos culturais. As investigações se dão na interface com a teoria do discurso de Laclau, a desconstrução de Derrida, as redes políticas de Ball e o pensamento curricular. São privilegiadas investigações que identifiquem as articulações, redes políticas e lutas de poder desenvolvidas na Educação Básica. Igualmente é destacada a noção de normatividade vazia e de (im)possibilidade de projetos curriculares. O grupo conta os apoios: (i) PQ 1A CNPq; (ii) Prociência; (iii) Aux Pesquisa e bolsas: CNPq, FAPERJ e CAPES. O grupo se articula com os grupos: CONTEXTO da UERN (Jean Santos e Marcia Oliveira); da Teoria do Discurso & Educação da UFPE (Gustavo Gilson Oliveira, Anna Oliveira, J. Burity), J. Glynos (Un de Essex) e Alicia de Alba (IISUE UNAM)
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0157151504758441
Infâncias e Educação no Contexto Amazônico
Roberto Sanches Mubarac Sobrinho; Evelyn Lauria Noronha
Membro: Carolina Brandão Gonçalves
O grupo de pesquisa Infância e Educação no contexto Amazônico estuda o crescimento das investigações sobre as infâncias e as crianças a partir de matrizes teóricas e práticas investigativas oriundas de campos interdisciplinares que envolvem os estudos da Sociologia da Infância, da História, da Filosofia, da Antropologia, da Educação e do Ensino, por meio das pesquisas tanto na graduação como na pós-graduação latu e stricto sensu, bem como na extensão. Com a sedimentação do grupo pretende-se fortalecer mais ainda os estudos e pesquisas realizados neste campo interdisciplinar, o que respaldará nosso compromisso com a infância e as crianças na Região Amazônica, buscando efetivar ações a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão, com vistas a visibilidade e a garantia dos direitos das crianças como sujeitos sociais.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6519821762241129
Ensino, Pesquisa Interdisciplinar e Sustentabilidade na Amazônia – EPISA
Danielle Mariam Araujo dos Santos; Vilma Terezinha de Araújo Lima
O Grupo EPISA é formado por professores doutores, mestres, especialistas, acadêmicos da UEA e pesquisadores de outras instituições. Tem como objetivo contribuir com a formação de professores da UEA, envolvendo Escolas Superiores, Centros e Núcleos, tomando como proposta teórico metodológica a interdisciplinaridade, principalmente no que tange a sustentabilidade e condições de ensino nas escolas Amazônicas. O grupo pretende formalizar parceria de pesquisa com profissionais da educação da rede pública.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7954679509554522
Patrimônio, Memória e Território
Membro: Vilma Terezinha de Araújo Lima.
A ideia de patrimônio cultural tomada aqui sugere texto e contexto; leva em conta a o patrimônio edificado e o patrimônio cultural das populações locais, sugerindo o seu entendimento como categoria para pensar indivíduos e grupos, assim como suas ações. Estendendo-se além das fronteiras normativas e legais que definem patrimônio, e das políticas públicas que os retém, adotando assim, a ideia de patrimônio enquanto herança e propriedade cultural de grupos étnicos e coletividades – um substrato cultural que permite pertencimento e alteridade. Nesse sentido, as propostas de preservação dos bens culturais, materiais e imateriais, devem levar em conta o contexto histórico local num continuo passado-presente, que permita por em movimento formas e conteúdos. Do ponto de vista da cultura, os espaços de localização e representação dos bens significativos e passíveis de preservação não podem estar separados de seus conteúdos vivos, materializados nos indivíduos e grupos sociais.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2221220146064116
Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais – GEPECENF
Whasgthon Aguiar de Almeida; Saulo Cézar Seiffert Santos
O GEPECENF, esta vinculado à UEA. Propõe-se a estudar e investigar temáticas em Educação e Ensino de Ciências no contexto amazônico com delimitação para as possibilidades do uso de Espaços não Formais; refletindo sobre o uso destes espaços e estudando suas relações com os ambientes educativos formais, produzindo conhecimentos e materiais vinculadas as mesmas. A região amazônica onde o grupo desenvolve suas atividades possui uma grande diversidade de ambientes para o Ensino de Ciências Naturais. Estes espaços fora da sala de aula conhecidos como Espaços Não Formais ocorrem em ambientes urbanos e rurais, como capital e no interior do Estado, e são foco permanente de estudo para os integrantes do grupo. O grupo já produziu 12 obras e permanentemente publica artigos em revistas científicas. Site: https://www.espacosnaoformais.com.br/
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4257306509267611
EDUCA: Educação em Contextos Amazônicos
Membro: Whasgthon Aguiar de Almeida.
O grupo de pesquisa é formado por professores pesquisadores e alunos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Geografia, História, Letras, Matemática e Química do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST, da Universidade do Estado do Amazonas com a finalidade de desenvolver estudos e pesquisas que contemplem a construção de novas metodologias e novas práticas práticas no contexto da formação dos professores do Médio Solimòes, gerando com isso a ampliação de novos conhecimentos no contexto local e seu entorno na busca de adequar e fundamentar uma estrutura pedagógica tendo por base a cultura cabocla como pano de fundo para a efetivação de uma política e prática pedagógica voltada para os saberes amazônicos no contexto do Médio Solimões.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805515443608394
GEPEDISC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural
Membro: Ana Lúcia Goulart de Faria
No GEPEDISC as pesquisas se desenvolvem na intersecção da Educação com as Ciências Sociais. As diferenças socioculturais, sobretudo as de classe, gênero, etnia/cor, idade e geração constituem sua temática central. O GEPEDISC tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas (trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações e teses) voltadas para a compreensão das transformações que marcam as sociedades contemporâneas, especialmente aquelas voltadas para as relações de trabalho, fluxos migratórios, cursos da vida e ciclos educacionais, cultura e educação além do espaço escolar, e história da cultura (impressos, literatura, leitor/a, artes visuais, público), e para as dimensões sociais que organizam os princípios que constroem diferenças e as hierarquizam.
Link para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5364358810944176