logo500

ANAIS

Cooperação e Intercâmbio do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Mestrado em Ciências Humanas, possui relações solidamente estabelecidas com universidades do Brasil e do exterior, o que se vislumbra quer pelo desenvolvimento de projetos internacionais, quer pela articulação estabelecida entre os membros de seu corpo docente quando da realização de missões de investigação e/ou estágios pós-doutorais no exterior.
No que se refere à linha de pesquisa “Espaços, memórias e configurações sociais” há de se destacar que o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), coordenado pelo Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2), possui relevância internacional e financiamento oriundos das mais diversas fontes, via protocolos de cooperação técnica e projetos aprovados a partir de chamadas públicas. Na linha de pesquisa “Crítica, interpretação e história das formas da arte” está em fase de estruturação o projeto internacional Representações da cultura da Amazônia: no limite do pós-colonial, a ser desenvolvido em conjunto pela Universidade do Estado do Amazonas, pela University of Nottigham e pela University of Warwick, cujo coordenação está a cargo do Prof. Dr. Otávio Rios Portela, que concluiu estágio pós-doutoral junto à Universidade do Porto com bolsa CAPES no segundo semestre de 2014.
Em termos de Cooperação Técnica, o convênio firmado entre a Universidade do Estado do Amazonas e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá ganha relevância em termos de materialidade para o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, quer por somar-se ao corpo docente e à infraestrutura alocada no Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST-UEA), quer por conferir ao PPGICH uma outra dinâmica científica pouco conhecida dos círculos universitários mais tradicionais.


capes


capes_periodicos


cnpq


anped


dpublico (1)


facebook PPGED


fapeam


uea


plataforma9


plates


internorte


rcaap