PROJETOS DE EXTENSÃO


 

Extensão, desenvolvimento e educação: conectando saberes para um futuro sustentável

 

Esta proposta atuará com projetos estruturantes voltados para o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de promover conhecimentos e práticas entre setores da biotecnologia, educação, cultura e saúde voltados à sustentabilidade, bem como estabelecer integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Em sua prática, o projeto buscará: a) oferecer um espaço do tipo aprender-fazendo, que ajude a comunidade a entender as possibilidades de aplicação de biotecnologias (alimentares, terapêuticas, agronômicas e industriais); b) implementar programas de ensino e treinamento que capacitem os participantes a compreender e enfrentar os desafios contemporâneos relacionados não apenas à sustentabilidade e aos problemas acerca da diversidade e gestão de conflitos e de recursos naturais, mas principalmente na promoção de valores, práticas e conhecimentos que estimulem a consciência ambiental e social. Nesse sentido, ao integrar o desenvolvimento regional, o projeto procura identificar oportunidades para melhorar a qualidade de vida das comunidades locais através da implementação de práticas sustentáveis, estímulo à cultura cidadã e aos direitos humanos; c) impactar o campo da saúde coletiva, por meio de atuação Multidisciplinar em Saúde Comunitária, integrando-se, assim, à saúde coletiva como um componente essencial desta iniciativa, seja propondo soluções inovadoras e abrangentes para construir um caminho em direção a uma sociedade mais equitativa, saudável e sustentável, seja dialogando com as gerações presentes e futuras para enfrentar os desafios globais na região Amazônia; e d) Implementar tecnologias inovadoras de cuidado e de gestão, e iniciativas educativas e sociais para comunidade, abordando problemas de saúde pública específicos da região Amazônica, a fim de um caminho rumo a uma sociedade mais equitativa, saudável e sustentável.

A sinergia desses campos fortalecerá as iniciativas do projeto, proporcionando soluções mais abrangentes e inovadoras, de tal modo que seja criada e implementada uma rede de colaboração e aprendizagem mútua, com o objetivo de construir um caminho para um futuro mais equitativo, saudável e sustentável. Através da integração do ensino, desenvolvimento e extensão, pretende-se capacitar as gerações atuais e futuras para enfrentar os desafios globais, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável. A extensão universitária é a ponte que liga a academia à comunidade. Nesse contexto, o projeto propõe a realização de ações de extensão que promovam a troca de conhecimentos entre a universidade e a sociedade. Isso pode incluir palestras, oficinas, consultorias e outras atividades que envolvam a participação ativa da comunidade. É fundamental, portanto, uma abordagem multi e interdisciplinar, incorporando conceitos e práticas de diferentes áreas, como saúde, artes, cultura, políticas públicas e biotecnologia.

 

Professores do Programa integrantes da equipe:

  • Célia Aparecida Bettiol (Coordenadora de PPG)
  • Mauro Gomes da Costa (Membro da Comissão Organizadora)
  • Rita de Cássia Fraga Machado (Membro da Comissão Organizadora)
  • Adria Simone Duarte de Souza (Membro da Comissão Organizadora)
  • José Vicente de Souza Aguiar (Representante de PPG)

Ação Saberes Indígenas na Escola

 

O programa Acão Saberes Indígenas na escola ( MEC) fomenta a formação continuada de professores indígenas que atuam na Educação Escolar Indígena. É desenvolvida em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal, os municípios e as Instituições de Ensino Superior (IES), de cada Território Etnoeducacional, e baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade.
Situação: Em andamento;

Natureza: Extensão.

Integrantes:

Célia Aparecida Bettiol – Coordenador

Kelson Oliveira da Rocha – Integrante

Jocelena Gois Leão – Integrante

Cristina Luciano de Oliveira Canuto – Integrante

Silvanira Gomes de Matos – Integrante

Ariane Coelho dos Santos – Integrante

Jucinôra Venâncio de Souza Araújo – Integrante

Joede Pereira Michiles – Integrante

Ana Paula Diniz – Integrante.


ENTRE CONHECIMENTOS, SABERES E DIÁLOGOS: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA

 

O projeto visa promover discussões sobre a produção dos diferentes conhecimentos nos diversos espaços educativos. Dentre estes conhecimentos salientamos os ancestrais, destacando os dos povos indígenas e os conhecimentos ditos universais e largamente discutidos no meio acadêmico e educacional. Muito se tem discutido sobre a necessidade de decolonizar nossa educação, trazendo para o ambiente educativo uma educação na perspectiva da interculturalidade crítica e que dialogue de forma horizontal com os diferentes conhecimentos, sem hierarquizá-los. As atividades integrarão ações de ensino (estudos e debates com pesquisadores da temática, inclusive indígenas), extensão (círculos de diálogos e rodas de conversas em 03 escolas públicas e em espaços ocupados pelos indígenas na cidade de Manaus , minicursos sobre a temática para professores) e pesquisa ( mapeamento dos espaços culturais vinculados à Secretaria Municipal de Educação, ações do Centro de Medicina Indígena, pesquisas bibliográficas e produção de textos para participação em eventos e outras publicações). Os bolsistas do projeto são todos indígenas e as ações aqui colocadas buscam também apoiá-los fomentando políticas indigenistas de permanência no que tange ao aproveitamento acadêmico e a ocupação de espaços na universidade.

Situação: Em andamento;

Natureza: Extensão.

Integrantes:

Célia Aparecida Bettiol – Coordenador

Jeiviane Justiniano – Integrante.

 


capesinternorte33rcaap  capes_periodicos   cnpq        dpublico (1)   facebook PPGED   fapeam    plates

 

 

Back To Top